Belo Horizonte
Rodeada pela Serra do Curral, a cidade de Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais. Com aproximadamente 2,7 milhões de habitantes, a cidade é um local de influência nacional em termos de política e produção intelectual. Aspectos importantes da cidade são sua geografia, repleta de morros e planícies, e seu clima, de invernos secos e verões quentes e úmidos.
A cidade transita entre tradição e inovação, em uma localização privilegiada no Sudeste brasileiro, a apenas uma hora de avião de São Paulo e do Rio de Janeiro. O aeroporto internacional ainda recebe vôos diários de todo o mundo.
Belo Horizonte é dinâmica, diversificada e famosa por sua hospitalidade e gastronomia tradicional. No Mercado Central (eleito quarto melhor Mercado do mundo) podem-se encontrar mais de 400 lojas, vendendo uma variedade de produtos como vegetais frescos, animais vivos, carne, queijos, doces, cachaça, artesanato regional, itens religiosos, equipamentos de cozinha, refeições e temperos.
Um aspecto importante da influência de Belo Horizonte é observado em sua arquitetura. A cidade é um dos berços da arquitetura moderna brasileira, que emergiu nos anos 1940, com o complexo arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer. Na margem da Lagoa da Pampulha, encontra-se a Igreja São Francisco de Assis, principal cartão postal da cidade. Com jardins de Burle Marx, relevos em bronze de Alfredo Ceschiatti, e um painel abstrato criado por Paulo Werneck, além dos paineis e pinturas de Portinari, a Igreja é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade.
Outra visita importante é a do Circuito Liberdade, composto por 13 instituições, incluindo museus e centros culturais que abordam diferentes aspectos do universo artístico e cultural. O Circuito Liberdade é um importante centro cultural do Brasil.
Belo Horizonte é também considerada um dos maiores centros de convenções do Brasil, aparecendo como um mercado proeminente para tecnologia, inovação e empreendedorismo.
Há ainda, nas proximidades, diversos locais interessantes de serem visitados, como a cidade de Ouro Preto e o Museu Inhotim.